Elba Siqueira de Sá Barretto

Bio:

Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, instituição em que se graduou em Pedagogia e obteve os títulos de mestra e doutora em Sociologia. Atualmente é conselheira da Fundação Carlos Chagas, onde atuou como pesquisadora sênior e superintendente de educação e pesquisa. Foi também editora responsável por Cadernos de Pesquisa, periódico científico da área de educação. Consultora da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente. Uma das autoras dos três livros sobre formação e trabalho docente no Brasil, publicados pela Unesco. Sendo o último deles Professores do Brasil: Novos Cenários de Formação, em parceria com as pesquisadoras Bernardete Gatti, Patrícia Cristina Albieri de Almeida (FCC) e Marli André da PUC-SP.

Paula Louzano

Bio:

Diretora de educação da Universidade Diego Portales, sendo graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, mestre em educação pela Universidade de Stanford, doutora em educação pela Universidade de Harvard, e com um pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Dentre suas experiências profissionais estão a atuação no Escritório Regional da UNESCO para a América Latina e o Caribe (OREALC) em Santiago, e trabalhos de consultoria para vários órgãos governamentais e não-governamentais brasileiros.

Moderadora: Janine Schultz

Bio:

Tutora acadêmica do Programa Virtual de Formação em Políticas Docentes. Pedagoga e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), fazendo atualmente Especialização em Computação Aplicada à Educação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação da USP São Carlos. Tem sólida experiência na elaboração e desenvolvimento de projetos relacionados ao planejamento e gestão educacional e à formação de profissionais da educação básica, tendo atuado no Proformação, programa de formação de professores leigos, do Ministério da Educação (MEC), e na UNESCO.